Quem é a Nó?

Nó de Algodoeiro é uma marca de arte contemporânea em algodão, criada em dezembro de 2017 e feita à mão por Carol Periotto. Publicitária, fotógrafa e artesã que, motivada pelas delícias de se trabalhar com a técnica de macramê e combinar elementos que a natureza nos proporciona, criou a Nó. Marca que se apoia na sustentabilidade e no movimento Slow Living, valorizando o consumo consciente, o retorno às nossas raízes, o respeito à natureza e a procura por um ritmo mais tranquilo de vida. Arte delicada e hipnotizante aos olhos que traz harmonia até a sua casa e estilo ao seu guarda-roupa. 

Arte Sustentável

Algodão

100% Algodão

Feito à mão com carinho
Enviamos para todo o Brasil

MACRAMÊ

A palavra espanhola macramé significa “nó”. Há versões que dizem que ela vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provável é que a origem da palavra seja do árabe - migramah (مقرمة), que se entende por "toalha listrada", "franja decorativa" ou "véu bordado".

 

Acredita-se que o macramê tenha originado com tecelãs árabes do século XIII, que teciam à mão o excesso de fios ao longo das bordas de tecidos, formando franjas decorativas em toalhas de banho, xales e véus.

Mas há que diga que já era executado desde 2000 a.C., uma arte vinda da pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar.

Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos decorativos durante as longas viagens em alto mar e os vendiam ou trocavam quando desembarcavam, espalhando a arte em lugares como a China e o Novo Mundo.


Que tal aprender essa técnica deliciosa? Acesse.

@nodealgodoeiro

MACRAMÊ CONTEMPORÂNEO

Com quantos nós se faz macramê? Bem, se contarmos só com os básicos, são quatro. Depois, é repetir, misturar, entrelaçar e sobrepor sem grandes limitações. 

Nos últimos anos a moda voltou, primeiro como tendência de decoração ao estilo boho, com peças semelhantes a pequenos painéis para pendurar na parede, depois com acessórios de moda. O macramê entrou diretamente nos catálogos das casas dos sonhos e com ele a vontade de aprender a técnica.

Os novos desafios não ficam por aqui. Parece que a moda dos nós já chegou aos casamentos e há quem queira ter uma ou várias peças especiais por perto, durante o grande dia. Para saber mais, clique aqui.

 

@nodealgodoeiro

MACRAMÊ NA DECORAÇÃO

A aplicação de macramê na decoração é considerada por muitos como parte do estilo Boho. A palavra é derivada da expressão de língua inglesa Bohemian Chic, que se refere ao look boêmio contemporâneo. As principais influências são o mix entre referências étnica, hippie, oriental e punk, combinadas a uma união entre os estilos romântico, country e vintage. 

Liberdade e natureza. O uso de elementos como plantas, galhos naturais e outros, em harmonia com arte e artesanato, nos painéis ou suportes para vasos em macramê, é frequente.
Essa mistura de elementos e propostas inusitadas faz com que o estilo Boho-chic fuja dos padrões tradicionais, possibilitando a criação de uma decoração surpreendente nos ambientes. Conheça nosso catálogo.

@nodealgodoeiro

0
Copyright © Nó de Algodoeiro - Todos os direitos reservados 

 .